Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Pão Caseiro.

Olá, leitores!
Já faz tempo que tenho uma antiga briga na cozinha... 
Sempre tentei fazer pão caseiro e nunca consegui alcançar a maciez e fofura desejada em um pão e naqueles com recheio a situação era bem pior. 
Resolvi que essa realidade iria mudar e fui a guerra. Durante essa semana fiz e refiz uma receita de pão com recheio e nas duas primeiras tentativas foi um fracasso, quer dizer não totalmente... Uma das vezes o pão ficou até gostoso, mas era ideal para comer com uma geléia ou manteiga. 
Continuei tentando e ontem depois de muita paciência, pois, acreditem a arte da cozinha requer muitas as vezes muita paciência, então fiz novamente o pão e para minha felicidade acertei a mão...
Fiquei tão feliz, depois de muito tempo tentando... eu havia conseguido fazer um pão caseiro com recheio que ficou uma delícia (segundo meu esposo e minha enteada)! 
Fiz dois pães grandes: um com recheio de presunto e queijo e outro com recheio de picadinho. Não ficou nada do recheado com presunto e queijo! Foi devorado rapidamente... o de carne também ficou muito bom, mas achei que o ideal de recheio foi o com queijo e presunto.
Vou muito feliz com minha proeza me despedindo de vocês, mais deixarei em outra postagem a receita do dito pão. 
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares