Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Que 2012 venha cheio de sabores deliciosos!

Olá, leitores!
Este ano vou trazer a mesa de vocês muitas novidades! A primeira delas é que pretendo realizar uma façanha: conseguir fazer o maior número de receitas do livro "Tratado Completo de Cozinha e de Copa" do português Carlos Bento da Maia, uma homenagem aos portugueses que depois do Brasil são os meus leitores mais assíduos. As receitas já começaram a ser postadas!
Também estou inaugurando uma nova "página" no blog: onde devo colocar curiosidades sobre a história da alimentação e dos pratos diversos do mundo. E por fim, vou colocar um pouquinho da história da alimentação da cidade de belém no século XIX, através dos anúncios e vendedores dessa época, um pouco de minha pesquisa histórica, mais de uma forma que todos os que lerem vão gostar!
Acredito que essas novidades vão movimentar bastante nossos "pratos".
Vá conferir! Estas novidades podem ser encontradas em "Menu de receitas e outras páginas".
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares