Jantar Português do Século XIX.


Olá, leitores!
Ontem fiz um jantarzinho aqui em casa, uma comemoração atrasada de  minha aprovação do doutorado, como boa historiadora da alimentação, resolvi comemorar com um belo jantar! Como convidados um casal de amigos: Nádia e Fernando. Sou daquelas que adora uma boa oportunidade para reunir amigos em volta da mesa e degustar um bom prato, rir e diverti-se. Acredito, que esses momentos são uma verdadeira terapia para o cansaço do dia-a-dia. Todo mundo deveria experimentar momentos assim! Obrigada aos amigos, pela excelente companhia!!
Resolvi fazer um cardápio português do século XIX, então tirei as receitas do livro do Bento da Maia: Tratado Completo de Cozinha e Copa. E foi um sucesso! Postarei todas as receitas do jantar e desde já dou uma dica façam porque foi um sucesso!
Denominei o jantar de Bento da Maia em alusão ao autor do livro;.

Entrada: Salada de Camarão.

Essa salada ficou deliciosa, o molho então...

Prato Principal: Dourada assada; arroz com abóbora, ervilhas à inglesa e batatas salteadas.


O prato principal, não tem palavras para traduzir os sabores maravilhosos... o que foi aquele peixe!? Deliciosíssimo...de comer rezando... Estava tudo uma delícia, os convidados também adoraram.


Pudim de Madre Bento: Paladar diferente.
Por ser bem diferente dos pudins que estamos acostumados, o gosto é bem peculiar, não achei ruim, minha amiga ressaltou que pelo fato de estarmos acostumados com o paladar dos pudins mais modernos esse é bem diferente, mas bonzinho!
Bolo de Avelãs.



Comentários

  1. Como testemunha dessa experiência gastronômica, posso dá o meu depoimento de que tudo estava delicioso. Obrigado amiga por nos proporcionar esses momentos que sempre valem a pena está vivo para compartilhar! Ah, até o Fernando que é muito chato para comer peixe, ficou deliciado com essa dourada assada. Tô esperando a receita!
    Nádia Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Eu que agradeço a sempre excelente companhia; já com saudades de nossas viagens!
      Já vou postar a receita!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas