Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Feijão Verde Com Bacon

Olá, leitores!
Um feliz 2013! Que este ano seja repleto de novos e velhos sabores, acompanhados de muitas risadas e bom papo. Pois, a alimentação também é um momento de lazer e sociabilidade!
Em minha primeira postagem de 2013, separei uma receita vinda direta de um livro de receitas caseiras do "Le Cordon Bleu", sobre LEGUMES. E tem cada receita de devorar com os olhos... Fiz está receita ontem para a ceia de Ano Novo e foi um sucesso. Anotem, façam e me digam o que acharam!?


Feijão Verde com Bacon:
In: Le Cordon Bleu receitas caseiras Legumes; 2008; da edição portuguesa: Tandem Verlag Gmbh. p. 44. 

Ingredientes:
500g de feijão verde.
1 colher de chá de sal.
300g de bacon fumado.
50 g de manteiga sem sal.
3 colheres de salsa fresca finamente picada.

Modo de Preparo: 
Apare as extremidades dos feijões. Leve ao fogo uma panela com água e quando levantar fervura, coloque o sal e depois os feijões e deixe ferver por cerca de 10 minutos ou até ficarem tenros. Escorra e passe por água fria, para parar o cozimento, depois escorra bem.
Retire o courato do bacon e corte-o em tirinhas curtas. Aqueça uma frigideira grande e adicione o Bacon e frite, em fogo médio na própria gordura. Depois de frito coloque para escorrer em papel absorvente. Escorra a gordura da frigideira  e limpe com um pano ou papel, coloque a manteiga e deixe derreter, adicione os feijões, o bacon e tempere com sal. Assim, que estiver quente, coloque numa travessa e polvilhe salsa picada e sirva.

Gente é MARAVILHOSO!

Dicas: Os feijões verde são as nossas vagens. 
Para que os feijões fiquem bem verdinhos, deite-os na água a ferver ao mesmo tempo que o sal. 

Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares