Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Pudim de leite Moça.

Olá, leitores!
Esses dias fiz um autêntico pudim de leite moça. Entrei no site da Nestlé e fiz, ficou uma delícia!
Aqui vai a receita:

Pudim de Leite Moça:
Adaptado de www.nestle.com.br 

Calda: 1 xícara de açúcar demerara.

Pudim: 1 lata de leite Moça.
2 latas de leite liquido.
3 ovos.

Modo de Preparo: 
Calda: Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado, junte 1/2 xícara de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma fôrma de furo central (19 cm) e reserve.

Pudim: No liquidificador bata os ingredientes e despeje na fôrma reservada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido (180 graus), em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas na geladeira. Depois delicie-se. 

Dicas: Na receita original o açúcar para a calda é refinado, eu utilizei o demerara pois é mais saudável e porque é o açúcar que minha filha consome. Fica saboroso tanto quanto o açúcar normal.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

As receitas populares