Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Jantar Português: Receitas (Parte III).

Olá, leitores!
Com um pouquinho de atraso, vou postar a receita do acompanhamento do jantar português as Ervilhas à Inglesa e as batatas salteadas.



Ervilhas à Inglesa: 
In: Tratado Completo de Cozinha e Copa; Carlos Bento da Maia; Publicações Dom Quixote; Lisboa; p. 230.

Ingredientes: (Serve 4 porções).
400 g de ervilha congelada.
Manteiga q.b.

Modo de Preparo:
Cozinha-se a ervilha em água fervente com sal; quando as ervilhas estiverem cozidas, escorrem-se, deitam-as numa caçarola com manteiga e leva-se ao fogo, sacudindo de vez em quando a caçarola, quando estiverem refogadas. É só servir.


Batatas Salteadas: 
In: Tratado Completo de Cozinha e Copa; Carlos Bento da Maia; Publicações Dom Quixote; Lisboa; p. 129.

Ingredientes: (Serve 4 porções).
6 batatas médias.
manteiga q.b.
Salsa picada q. b.

Modo de Preparo: 
Ponham-se em água fervente com sal cerca de 6 batatas médias; quando estiverem cozidas, tirar da água, escorrer, descascar e cortar em rodelas. Deite-se numa caçarola um bom bocado de manteiga, salsa finamente picada, sal e pimenta do reino. Quando a manteiga ferver, deitam-se as rodelas de batata, mexendo a caçarola. Sirvam-se regadas com o molho  em que foram salteadas.

Agora é só saborear tal gostosura.
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares