Pular para o conteúdo principal

Café da tarde com amigas.

Olá, leitores!
Costumo dizer que eu tenho alma de Monet, porque assim como o pintor eu adoro receber em casa. A-D-O-R-O! O que para alguns é chato ou mesmo trabalhoso, para mim é uma das minhas paixões. Seja pra um almoço, café ou jantar adoro cada momento que antecede o evento em si. Gosto de ficar planejando os pratos, a decoração e cada detalhe que deve fazer parte dessa recepção.
Sou aquelas que acredita que quando você convida alguém para sua casa,essa pessoa deve se sentir muito querida e acolhida por você e sua família.
 Acho fundamental você fazer tudo com muito amor, nas menores coisinhas, para que seu convidado se sinta bem e feliz.
Então, minha postagem de hoje é justamente com dicas de como elaborar um café da tarde com muito carinho e trazendo as novidades que andam pela internet e livros. Vejam bem! Não sou especialista em nada tudo que faço em casa é fruto de pesquisa e leitura. 
Ontem, fiz um café da tarde para minhas amigas da pós aqui em casa. E ficou tudo lindo! As meninas amaram, disseram que tudo estava lindo e especial.
 Pronto! Fiquei muito feliz, pois,havia alcançado minha meta. E posso confessar uma coisa? Também achei que ficou tudo lindo e muito delicado...
do jeitinho que eu havia planejado.
Olhem como ficou linda a mesa: 
Mesa posta. A parede riscada foi cortesia da minha filha.
A primeira regra que serve para qualquer evento é o planejamento. Mesmo, que seja um evento pequeno, na sua casa é necessário de planejamento. Então fiz assim:
1. Planejamento e organização:
  • Quantas pessoas vem. Meu café foi para 6 pessoas, contando comigo.
  • Certifique-se se algum dos seus convidados tem alguma restrição alimentar. Isso é muito importante! Afinal, ninguém quer ver seu convidado sem ter o que consumir...
  • Faça uma lista 3 a 4 dias antes com o menu que você vai oferecer. E faça uma lista do que vai precisar comprar no supermercado.
  • No caso do café da tarde, o ideal é que você sirva sanduíches pequenos de pão de forma com recheios delicados como patês, peito de peru, queijo e pasta de ricota.Coloque pães diversos, biscoitos água e sal. Bolos para café e chás como bolo de limão, bolo inglês e outros; tortas de frutas como de maça e pêssego. Nos bules você coloca café, chá e leite. Não esqueça de colocar açúcar, geleias, manteiga, requeijão e adoçante.
  • Veja se suas louças de café estão completas se os guardanapos e toalhas estão limpos.
  • Se você for encomendar algo de fora, faça com antecedência eu fiz encomenda de cup-cakes, salgadinhos e docinhos de uma doceria local. E se não tivesse feito talvez não tivesse encontrado em pronta-entrega. Nestes casos, mais vale o certo do que o duvidoso! 
Feito o planejamento é a hora da execução que começa cerca de um dia antes:
2. Execução:
  • Vá ao supermercado e compre todos os itens que você vai precisar. 
  • Separe as louças, guardanapos e toalhas bem como os talheres e tudo que você vai utilizar na decoração da sua mesa.
  • O que você puder fazer de antecedência do que você vai servir faça! Como era um café eu fiz os bolos na noite anterior o chá: um bolo tipico do leste europeu e uma cuca. Até porque eu não teria conseguido fazer no dia.Já que é muita correria, a impressão que dá é que o tempo voa, literalmente!
  • Se você vai utilizar mimos para enfeite de mesa de forma artesanal faça também dias antes.Afinal, nunca se sabe quando acontecem imprevisto
No dia!
O meu menu foi elaborado por mim mesma. Ficou assim:
  • Bolo rústico de ameixas.

  • Cuca americana.
  • torradas.
  • salgadinhos variados.Eles foram encomendados da doceria Tudo Bolo. Também veio de lá os docinhos e mini-cupcakes.
  • docinhos variados.
  • mini-cup- cakes.


  • chá de hortelã.
  • café.
  • leite.
  • água aromatizada.
  • sanduíche de peito de peru com queijo.
  • sanduíche de cenoura e maionese no pão integral.
  • geleia, requeijão.
  • açúcar, adoçante.
Com amor, com afeto:O melhor de tudo é fazer as coisas com amor, cuidado e carinho. Isso está refletido no sanduíche no formato de coração, no cuidado com a arrumação da mesa e no principal o sabor dos sabores que serão servidos.

3. Arrumando a mesa:
Sempre bate aquela insegurança na hora de arrumar a mesa, seja do que for, vem uma duvida, não é!? Mas, é tão fácil e quando você aprende, já vai no automático. Pensando nisso vou colocar dois modelos que ajudam muito esse momento: 
Essa primeira imagem eu tirei no instagram receber com charme, no endereço, @recebercomcharme.
Essa segunda é super didática e foi reproduzida do site www.sensibilidadeesabor.com.br

Agora não tem erro, não é!?
A minha mesa ficou assim:


Paixão por essa mesa e cada detalhe.
Gente, olhem que amor o detalhe do porta guardanapo:
Amor descreve! 
Peguei saquinhos de pipoca de papel, coloquei o guardanapo, os talheres de sobremesa, amarei com uma fita e coloquei um cartãozinho do site rotulosecia.blogspot.com.br  que ficou um tudo de lindo e que refletia bem como eu estava me sentindo em receber minhas amigas.
E mais amor...
Isso é carinho...
O café foi um sucesso, saiu absolutamente tudo como planejado...
Minhas convidadas amaram tudo e o melhor de tudo estavam felizes. Teve muita conversa, bate-papo e risadas...
Espero que tenham gostado das minhas dicas. 
Nas próximas postagens, vou colocar todas as receitas dos quitutes feitos para esse café. 
E você gostou? Comente, participe...
Um abraço!
Até o próximo prato!








Comentários

  1. Estava pesquisando sobre receitas pra chá da tarde, mas amo muito mais café; foi quando sua postagem chamou mais minha atenção. Amei seu café da tarde! por se dedicar ao servir bem e a apresentação ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas deste blog

A bolacha preta.

Bom Dia! Em fins da década de 80, fazíamos as famosas viagens de carro, no meu caso era de caçamba mesmo,  meu pai que é do Rio Grande do Norte, levava toda a família pra visitar a família dele e íamos felizes daqui do extremo Norte para o Nordeste. Lembro que nas viagens, em especial, na volta mamãe trazia uma boa reserva de Bolacha Preta, que eu vinha degustando e que tanto adoçavam minha viagem e meu paladar. Eram dias muito felizes e saborosos! Na última viagem que minha mãe fez, eu pedi que me trouxesse a dita bolacha, queria matar a saudade gustativa. A sorda é um popular e tradicional biscoito originário do nordeste brasileiro. Feito de uma massa composta de trigo, mel de rapadura e especiarias, tais como cravo, canela e gengibre. É fabricado artesanalmente ou industrializado por fábricas panificadoras em quase todos os estados do nordeste brasileiro, sendo muito consumido na área do sertão. Conhecido também em algumas localidades por bolacha preta, vaca pr...

É CARNAVAL.

Na pintura de Debret temos uma imagem do Carnaval  ou como era chamado no século XIX, de Dia d'entrudo. O dia d'entrudo que começava no domingo e seguia-se nos três dias gordos, era dia de festa em que os brincantes se jogavam "limões "cheios de água perfumada. A cena se passava no Rio de Janeiro, no ano de 1823. Segundo Debret: " O carnaval no Rio e em todas as províncias do Brasil não lembra, em geral, nem os bailes nem os cordões barulhentos de mascarados que, na Europa, comparecem a pé ou de carro nas ruas mais frequentadas, nem as corridas de cavalos xucros, tão comuns na Itália. Os únicos preparativos do carnaval brasileiro consistem na fabricação dos limões-de-cheiro, atividade que ocupa toda a família do pequeno capitalista, da viúva pobre, da negra livre que se reúne a duas ou três amigas, e finalmente das negras das casas ricas, e todas, com dois meses de antecedência e à força de economias, procuram constituir sua provisão de cera. O limão-...

Quadrados Paulista.

Olá, leitores! Essa receita é daquelas que é sensacional, veja bem: eu coloquei dois conceitos no meu livro um M/ DE MARAVILHOSO E UM E/excelente de tão boa que é!Façam, hoje mesmo :) sem palavras para descrever a tal gostosura. Quando fiz e provei essa receita, entendi que o livro Dona Benta tem raridades únicas e me questionei como aquela blogueira fazia duras críticas ao livro? Por que a minha experiência com ele a cada receita tem me deixado mais maravilhada, só posso pensar que a pessoa não deva entender muito da grandiosidade que é um livro que por gerações vem fazendo parte da cozinha de tantas pessoas...Enfim, vamos a receita: Quadrados Paulistas: p. 829. Ingredientes: Massa: 1 xícara chá de manteiga. 2 xícaras chá de açúcar. 2 xícaras chá de trigo. 1 colher de chá de fermento. 1/2 xícara de leite. 4 ovos separados. Glacê: Açúcar. Água ou sumo de laranja. Modo de Fazer: passo-a-passo:  Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas,...