Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Minha Lasanha de Camarão com catupiry...

Olá, leitores!
No domingo das mães, fiz a minha receita de lasanha de camarão que absolutamente ficou deliciosa.
E como não poderia ser diferente vou compartilhar com vocês...

Lasanha de Camarão com catupiry.

Ingredientes: serve de 5 a 6 pessoas.
1 pacote de macarrão para lasanha. (eu gosto de comprar o que vai direto pro forno).
500g de camarão. (eu usei o regional).
Temperos diversos.
2 pacotes de molho de tomate.
1 limão.
2 copos de água.
3 colheres de óleo.
3 colheres de azeite.
sal.
200g de catupiry.

Modo de Fazer: Passo-a-passo:

  1. Lave bem os camarões e coloque numa tigela com o sumo de 1 limão. Leve para cozinhar por 10 minutos. Reserve.
  2. Enquanto isso, faça o molho, numa panela coloque os temperos de sua preferência: alho, cebola, tomate, cheiro-verde e o óleo e deixe refogar. 
  3. Quando estiver refogando acrescente o azeite de uma mexida e acrescente a água.
  4. Quando a mistura começar a ferver coloque o molho de tomate e deixe ferver bem para engrossar.Quando estiver bem encorpado, adicione os camarões e deixe ferver por mais 2 minutos.  Tempere com sal. Agora, molho pronto vamos montar a lasanha...
  5. Num refratário que vá ao forno, coloque uma camada de macarrão e o molho de camarões. Cubra com outra camada de macarrão e vá repetindo a operação até acabar o molho. A última camada deve ser de macarrão.
  6. Finalize com o catupiry por cima do macarrão. Leve para assar em forno médio, por cerca de 20 a 25 minutos.
Dicas: É de fundamental importância que você coloque bem molho entre uma camada e outra, para poder cozinhar o macarrão. Você pode fazer essa receita colocando no lugar dos camarões legumes ou carne moída. 

E você gostou da receita? Fez? Então compartilha!!!
Um abraço!
Até o próximo prato!




Comentários

As receitas populares