Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Sopa de Feijão.

Olá,
Semana agitada com os preparativos do aniversário da minha filha. Então,  vocês podem imaginar como estou com tudo... porque uma vez que você decide fazer o aniversário de um filho sempre queremos a perfeição em absolutamente tudo. 
Em todos os mínimos detalhes. Estou fazendo coisas lindas e tudo está ficando um charme só! E vou preparar post para compartilhar todos os mimos, como fiz e tal, a partir da semana que vem.
Resolvi fazer uma dietinha. Então, nosso jantar, nosso porque o marido acompanha a tal da dieta, estamos passando com sopinhas e tal. Ontem, fiz uma de feijão,  cremosa, prática e que ficou uma delícia.
Vamos à receita:

Sopa de Feijão:
Sobras de feijão do almoço amassado e passado pelo crivo.   Usei cerca de 500 ml.
2 colheres de cheiro-verde.
1/2  cebolapa picada.
3 colheres de óleo.
100g de macarrão espaguete.
600 ml de água.
Sal.

Modo de Fazer: passo-a-passo:

  1. Amasse e passe pelo crivo o feijão. 
  2. Numa panela, coloque o óleo e quando estiver quente acrescente a cebola e o cheiro verde. Refogue bem!
  3. Coloqque a água e quando está estiver fervendo, acrescente o feijão  e dê uma mexida.Quando começar a ferver acrescente o macarrão e deixe cozinhr somente o tempo de cozinhar o macarrão. 
Pronto sirva quentinha!
Fica uma delícia!
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares