Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Bolinho de Chuva.

Ah...quem não gosta de lá pelas três da tarde tomar uma fumegante xícara de café com bolinhos de chuva!
Os bolinhos de chuva ganham fama com a personagem de "Tia Nastácia", de Monteiro Lobato, a qual, segundo ele: "Sem os seus quitutes, a vida no Sítio não teria "sabor"… Tia Nastácia é famosa por causa de seus deliciosos bolinhos e "… _quem comia uma vez os seus bolinhos de polvilho não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras (…)".O problema é quando a prezada cozinheira mostra anseios de levar o porco Rabicó para o forno, e só não fez isso pois o pobre poltrão é salvo da panela por Narizinho.
Hoje fiz estes bolinhos de chuva, não a receita dela, ao que seria impossível, mas, sobretudo animador! Fiz uma receita do site tudo gostoso e eles ficaram saborosíssimos ou como diz a minha filha...Delícia!
E apesar da pequena não gostar de frituras, estes bolinhos fizeram morada em seu paladar... exigente de menina de 3 anos...

Bolinho de Chuva: 

Ingredientes: 
2 ovos.
2 colheres de açúcar.
1 xícara de chá de leite.
Trigo suficiente para dar ponto.
1 colher de sopa de fermento.
Açúcar e canela.

Modo de Fazer: passo-a-passo:

  1. Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura.
  2. Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar.
  3. Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique crú por dentro.
  4. Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela ou somente açúcar como eu fiz aqui em casa.
E você gostou da receita? Fez? Então, deixa um recadinho!
Até o próximo prato!



Comentários

As receitas populares