Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Crônica sobre Chantilly e Chocolate fracionado.

Olá, leitores!
Uma amiga me disse que fez uma sobremesa que levava chantilly em sua composição,mas, que ao final da receita ela sentiu um gosto de "sabão", ela queria saber o que tinha feito de errado para a sua receita não ter ficado no ponto certo? Caros leitores, eu respondi que provavelmente não tinha nada de errado com sua receita! Mas, que o que deve ter ocorrido foi que o chantilly utilizado por ela, não era de uma boa marca e qualidade. Afinal, quem nunca fez uma receita e percebeu que ela havia ficado com um gosto de "sabão"? Tenho percebido no dia-a-dia da cozinha que os produtos que você usa em suas receitas devem ser os melhores do mercado. E isso não tem nada a ver com preço! O chantilly bem como o chocolate fracionado, se não forem de qualidade superior, você pode ter certeza de que ele terá um gostinho ruim!
Outro dia em shopping local, tomei uma café gelado que tinha o dito chantilly gosto de "sabão", era um local conceituado mais frustrei-me pois não consegui tomar nem a metade do café! O chantilly tirou o gosto dos outros ingredientes e não conseguir degustar nem um pouco o dito café!
Da mesma forma, é o chocolate fracionado, às vezes você compra um doce ou sobremesa feito em casa e não saboreia o gosto do chocolate. Acontece que o chocolate fracionado se não feito de boa qualidade, ele fica com o gosto ruim no final da receita.
Por isso, sempre que você for fazer uma receita que leve chantilly ou chocolate fracionado procure sempre o de melhor qualidade, pra você obter o sucesso desejado em suas receitas.
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares