Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Cará...

Olá,
Para lembrar o café na casa da minha avó, quando de minha meninice, trouxe da minha última ida a feira o Cará.
Fiz um café, cozinhei o cará e o pronto! Café da tarde perfeito!
Naquela época, eu não me ligava muito nestas questões dos produtos e seus benefícios para a saúde. Hoje, mãe e estudiosa da alimentação de uma maneira em geral, estou muito mais por dentro destas questões. 
O Cará, além de uma delícia faz muito bem para nosso organismo. Esse tubérculo de origem africana, foi classificado pela primeira vez pelo padre José de Anchieta, o qual, exaltava suas propriedades e sabor. 
Pela sua utilização diversa, pode ser consumido de várias formas: em caldos, sopas, refogados, pães, bolos, panquecas entre outros.
É rico em carboidratos, sendo alimento altamente energético. Contém, grande quantidade de vitaminas do complexo B, sendo rico em fibras solúveis.
Sua safra é de março à agosto.
Você pode consumir de uma forma bem simples, como a que faço sempre aqui em casa. 

Cará cozido:

Ingredientes: 
Cará.
Água.
Sal.
Manteiga.

Modo de Fazer: passo-a-passo:
  1. Lave e higienize o Cará.
  2. Cozinhe em água e sal por cerca de 20 minutos.
  3. Escorra e ainda quente corte em rodelas e passe manteiga. Sirva com uma boa xícara de café fumegante. 
E você gostou? Fez? Deixa um recadinho, vai!
Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares