Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Biscoitinhos com geleia de ameixa.

Olá,
E que tal fazer estes biscoitinhos para o café da tarde? Eles ficam deliciosos e são daqueles que derretem na boca. Pense num sabor bom!
E o melhor de tudo é que fiz com minha filha que ajudou a fazer a massa e moldar os biscoitinhos. Foi nossa farra na cozinha! 

E ela adora fazer biscoitos e outras delicias comigo. E eu fico toda feliz em saber que esse momento é só nosso: meu e dela! 
É gostosos demais!
Biscoitinhos de geleia de ameixa:


Ingredientes:
250g de manteiga ou margarina.
200g de arrozina.
200g de trigo.
1 pitada de sal.
100g de açúcar.

Modo de Fazer: passo-a-passo:
  1. Numa tigela misture a manteiga, arrozina, trigo, uma pitada de sal e açúcar. Misture com uma colher e depois amasse bem com as mãos. 
  2. Unte e enfarinhe duas formas.
  3. Pegue uma porção da massa faça bolinha e achate-a, com o dedo faça uma cavidade e vá colocando na forma até acabar a massa.
  4. Com uma colher de sobremesa, preencha as cavidades com geleia, eu usei a de ameixa. Mas, você pode variar com morango, damasco ou outra de sua preferência. 
  5. Leve ao forno, pré-aquecido, por 15 minutos.
  6. Retire do forno e quando esfriar passe os biscoitinhos no açúcar.
  7. Guarde em potes fechados, para que fiquem crocantes.
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares