Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Galinhada.

Olá, leitores amigos!
Bem-vindo, outubro seu lindo!
Hoje, trago está receitinha da minha avô, que fica uma delícia e tem gostinho de comida caseira da avô. Pois, bem! Além do mais, ela me lembra minha tia Leila que adora maxixe! Essa receita é daquelas que alimentam a alma e as lembranças!
Vamos à ela:

Galinhada:

Ingredientes: 
2 peitos de frango lavados com limão e cortados em pedaços. (você pode fazer com o frango inteiro).
4 colheres de óleo.
2 unidades de mandioquinha.
8 quiabos.
200g de vagem.
200g de maxixe.
100g de ervilhas congeladas.
4 tomates picados.
2 cebolas em pétalas.
2 dentes de alho.
Cheiro-verde.
Chicória.
Sal.
500ml de água quente.


Modo de Fazer: passo-a-passo:
  1. Com todos os ingredientes em mãos, vamos à panela: Numa panela grande, coloque o quiabo com 2 colheres de óleo e deixe fritar até sair a baba, acrescente a cebola, vagem e o tomate e tampe.
  2. Enquanto isso, depois de lavado o frango tempere com o alho, sal, cheiro-verde e a chicória.
  3. Dê uma mexida e acrescente as duas outras colheres de óleo. Junte na panela e dê uma mexida. Acrescente, o maxixe e a mandioquinha e deixe refogar até quase ficar sem água. Tampe.
  4. Numa outra panela ferva 500 ml de água, quando estiver fervendo coloque as ervilhas.
  5. Adicione a água as ervilhas na panela do frango e deixe cozinhar por 30 minutos.
  6. Sirva com arroz branco.
E você gostou da receita? Fez? Então, deixe um recadinho!
Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares