Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Almoço "Le Cordon Bleu" parte II.

Olá, leitores!
As receitas que estão faltando do almoço de domingo.
A entrada foi feijão verde com bacon, eu já tinha feito anteriormente essa receita aqui no blog, então vou postar o link dela, quem quiser fazer é só acessar aqui é muito gostosa essa entrada.

Prato Principal II: Eu gosto de fazer dois tipos de prato principal, pois se as pessoas não gostarem de um tem-se outras opções. Então, além da carne guisada com scones de ervas, eu fiz um salmão ao molho de pimento. Vamos à receita:

Salmão  assado com molho de manjericão e pimento: 

1 Kg de salmão.
100 ml de azeite.
2 pimentos vermelhos.
30 ml de óleo vegetal.
30g de manteiga sem sal.
2 colheres de sopa de manjericão, cortadas em tiras.

Modo de fazer: Passo-a-passo:
1. Aqueça o forno a 220 graus. Pincele os pimentos com um pouco de azeite e leve ao forno, cerca de 15 a 20 minutos ou até a pele ficar preta e com bolhas e os pimentos ficarem macios. 
2. Retire  do forno, cubra-os com uma película aderente ou coloque-os num saco plástico, pois, assim será mais fácil a remoção da pele. Deixe arrefecer e retire a pele e a semente. Reserve.
3. Tempere os filé de salmão com sal e pimenta preta, moída na hora, Aqueça num pirex a manteiga e um pouco de azeite e disponha os filés de salmão na travessa, com a pele voltada para cima, e leve ao forno durante 5 minutos. Deixe o salmão assar por mais 6 minutos. Até ele estar bem cozinhado e com a pele ligeiramente corada.
3.Coloque no liquidificador, o pimento e o azeite e bata até obter um creme bem liso. Tempere com sal a gosto e pimenta preta e transfira para um tacho pequeno.
4. Aqueça o molho e adicione o manjericão. Coloque numa travessa e distribua o salmão. Ou então, sirva numa molheira, pra quem quiser servi-se a vontade.
É um gosto forte, bem saboroso!

Dicas: Eu coloquei o molho em cima do salmão. Mais acredito que fica bem melhor se for colocado numa molheira e quem quiser serve apenas o quanto gostar. Eu acho que visualmente fica até mais bonito!

Arroz de Vegetais: acompanhamento dos pratos principais.

Ingredientes:
20g de manteiga sem sal.
1 cebola picada.
200 g de arroz.
375 ml de caldo de galinha (eu coloquei água).
1/2 cenoura, sem casca e em pequenos cubos.
50g de ervilhas congeladas.
1 raminho de cheiros.

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1. Derreta a manteiga num tacho grande, junte a cebola e cozinhe por 1 minuto até ficar macia. Junte o arroz e a água e mexa pra envolver a manteiga.
2. Acrescente a cenoura e o raminho de cheiros. Deixe levantar fervura e reduza o lume para o minimo, tape e deixe cozinhar por 25 minutos ou até o arroz estar cozido e o liquido ter sido absorvido. Retire o raminho de cheiros.
3. Envolva com as ervilhas congeladas, que já devem estar cozinhadas e mexa bem. Tampe e deixe por 3 a 4 minutos antes de servir.  Fica delicioso!

Raminho de cheiros: Enrole a parte verde de um alho-porro em torno de uma folha de louro, um pé de tomilho, algumas folhas de aipo e de salsa e ate com um cordel. Deixe um pedaço grande para ser mais fácil de retirar. 

Até o próximo prato!




Comentários

As receitas populares