Bolo de Chocolate Francês.

Olá, leitores!
A medida que iniciei o projeto "Le Cordon Bleu", o qual, consiste em preparar os pratos dos livros, da coleção receitas caseiras, percebi o quanto a gastronomia francesa merece o título da melhor gastronomia. Cada técnica e preparo acaba por deixar os pratos verdadeiras obras de arte da culinária. Um simples bolo requer técnicas que as vezes você acredita que não vão fazer diferença, mais quando você vê o resultado e prova o sabor, você entende, que toda aquela preparação faz-se necessário. 
É o caso deste bolo que vou postar pra vocês hoje. Como eu já estava pensando no Natal, essa receita fica saborosíssima e você ainda deixa sua mesa linda, quanto as crianças ela vão adorar comer este bolo que vem com desenhos diversos e cobertos com açúcar de confeiteiro, que deixa a ilusão de neve!
Vamos à ele:

Bolo de Chocolate Francês:
In: Le Cordon Bleu; receitas caseiras; Guisados; KONEMANN; 2006.

Ingredientes:

125 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente.
125 g de chocolate preto de boa qualidade (eu usei 85% cacau).
3 ovos.
125 g de açúcar granulado fino.
75 g de farinha sem fermento.
Açúcar de confeiteiro.

Modo de Fazer: passo-a-passo: 
1. Aqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma redonda de 20 cm, coloque a forma com o fundo em cima do papel manteiga e com um lápis cubra o fundo. Com uma tesoura recorte, unte a forma com manteiga apenas o fundo, e coloque o papel cortado, unte novamente com manteiga e polvilhe com trigo. Reserve.
 

2.Numa tigela pequena, bata a manteiga com uma colher de pau até ficar cremosa. Leve ao lume uma panela com água até meio, deixe levantar fervura e retire do lume. Ponha o chocolate numa tigela pequena e derreta em banho-maria. Deixe o chocolate derreter, mexendo ocasionalmente. Retire a tigela de cima da panela, deixe arrefecer até ficar à temperatura ambiente, incorpore a manteiga e reserve.
3. Bata as gemas  com o açúcar, até obter um preparado esbranquiçado. Incorpore na mistura de chocolate e envolva, com uma colher de metal, até ligar. A seguir, bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente na mistura de chocolate, em três adições.

4. Peneire a farinha e envolva-a, no preparado anterior, até obter uma massa homogênea.  
5. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 30 minutos até ficar cozido. Deixe arrefecer, cerca de 10 minutos, antes de desenformar. Polvilhe, com açúcar de confeiteiro.



6.Eu cortei o bolo com cortadores de diversas formas. Assim, ficou bem alegre, lembrou o natal e as crianças adoraram!
DELÍCIA!!

Até o próximo prato!

Comentários

Postagens mais visitadas