Almoço "Le Cordon Bleu".

Olá, leitores!
Mês de Dezembro chegou, amo muito este mês, sei lá, tem algo de especial...
Este domingo fiz um almoço especial. Recentemente adquiri uma coleção do "Le Cordon Bleu"; com várias receitas práticas e mesmo não parecendo fáceis de fazer. Digo não parecendo, pois, quando se houve falar no"Le Cordon Bleu" pensamos em pratos difíceis, elaborados por grandes chefes e tal. Mas, são as receitas são bem acessíveis para as pessoas que gostam de cozinhar, elas requerem tempo e todas tem algumas técnicas de preparo, mais nada que seja impossível de serem feitas. Então, vou compartilhar com vocês as receitas. Vou começar pelo prato principal: Carne guisada com scones de ervas aromáticas. 

Carne Guisada com Scones de Ervas: "Por baixo dos scones fofos e dourados esconde-se um nutritivo guisado de carne".
In: Le Cordon Bleu; receitas caseiras; Guisados; KONEMANN; 2006.


Carne Guisada com Scones de Ervas .



Ingredientes: Carne.
2 colheres de azeite.
1 kg de agulha ou outra carne boa para guisar, cortada em cubos.
2 cebolas, cortadas em rodelas finas.
1 dente de alho, esmagado.
1 colher de sopa de farinha sem fermento.
200 ml de vinho tinto.
1 colher de chá de polpa de tomate.

Ingredientes para Scones de Ervas:
250g de farinha com fermento.
1/4 colher chá de sal.
60g de manteiga sem sal, fria e cortada em cubos.
1 colher de sopa de ervas aromáticas frescas picadas: salsa, alecrim e tomilho.
115ml de buttermilk ( Não encontrei o buttermilk, então usei a sugestão do chef: colocar uma colher sopa de sumo de limão no leite).
1 ovo batido.

Modo de Preparo: passo-a-passo:
1. Aqueça o azeite numa caçarola grande, quando estiver bem quente, vá alourando a carne em porções durante 3 a 4 minutos de cada lado, não enchendo muito a caçarola. Retire a carne da caçarola e reserve.
2. Deite a cebola com a alho na caçarola e cozinhe por 2 minutos. Polvilhe o preparado com farinha e misture com uma colher de pau, raspando o fundo da caçarola. Deixe cozinhar durante 1 minuto, mexendo sempre até a mistura adquirir um tom dourado escuro.
3. Adicione lentamente o vinho, 200 ml de água e a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta preta moída na hora.Continue a mexer até o preparado engrossar. 
4. Coloque a carne e mexa até ferver. Tampe e cozinhe em fogo baixo, durante 1 1/2 hora.

Quando faltar 10 minutos para a carne ficar no ponto comece a preparar os scones:
1. Acenda o forno em 200 graus . Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande, acrescente a manteiga e esfregue com as pontas dos dedos. Quando a mistura se assemelhar a migalhas de pão, acrescente as ervas aromáticas. 
2. Misture aos poucos, o leite com limão a farinha até está ter desaparecido na mistura e a mistura apresentar grumos grossos. 
3. Coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse até estar macia.Estenda a massa com um rolo ou com a palma das mãos até atingir uma espessura de 1,5 cm. Depois, corte com cortador dez círculos com cerca de 5 cm de diâmetro.
4. Disponha os scones na caçarola em cima da carne e pincele com ovo. Coloque a caçarola na prateleira de cima do forno, destapada, e deixe cozinhar por cerca de 12 minutos ou até os scones terem crescidos e adquirido um tom dourado escuro.
Prato de comer com olhos, olfato... e paladar.

Dicas: Para cozinhar a carne, o fogo deve estar bem baixinho, pois, assim ela vai cozinhando devagar e o sabor fica único.Os scones são bem fáceis de fazer e a massa é de uma textura. Foi a primeira vez que fiz e deu super certo! Então faça sem medo!

Até o próximo prato!





Comentários

Postagens mais visitadas