Desafio 2014! E sim, o livro Dona Benta é muito bom e funciona!

Olá, leitores!
Este ano de 2013 foi muito importante para o blog, consegui alcançar mais leitores e aos poucos o "Daquilo que se come" vem ocupando um espaço importante. Desde já, agradeço aos leitores, pois, sem vocês não existe blog! Então, estes dias fiquei pensando no que de diferente eu iria trazer para o blog em 2014, depois, de muito pensar, resolvi fazer um desafio aos moldes de Julie Powell, americana que resolveu em 365 dias cozinhar as 524 receitas da chefe de cozinha Julia Child, sua meta foi cumprida, ela compartilhava suas aventuras na cozinha com seus leitores em seu blog, posteriormente sua experiencia foi transformada em filme o "Julie & Julia". 
Claro que não tenho nenhuma pretensão de fazer um filme, mas acho a ideia boa, comecei a pensar num livro que poderia fazer as receitas como um desafio em 2014. Logo, de imediato, me veio a mente fazer sobre um dos livros de receitas do século XIX, fiz estudos nos meus, para ver qual seria o melhor. Ainda nas minhas buscas olhei na estante o livro "Dona Benta: Comer bem"; a edição nova revisada e ampliada e fiquei tentada a fazer sobre ele. Aliás, já fiz algumas receitas dele, que estão num marcador aqui no blog.
Coloquei então no google, o título do livro e para minha surpresa, umas das indicações era um blog, resolvi visualizar o que dizia sobre o livro. Para meu espanto, a blogueira, estava muito insatisfeita com seu livro, fazendo críticas e indicando que as receitas não funcionavam, que o livro era o "ó", muito incompleto e que já era duro de engolir, uma vez que a Dona Benta, nem existia, que na verdade o livro era uma copilação de receitas que não indicavam direito a temperatura do forno, o tempo que levava e por aí vai...
Que fique claro que não estou aqui para julgar ninguém!

Acho apenas que um livro que se tornou referência da cozinha desde a década de 40, não deve ser desmerecido apenas por que uma receita não deu certo! Afinal, quem cozinha sabe que as vezes não da certo mesmo! Já fiz receitas que traziam passo-a-passo e que não deram certo! Paciência!
Apesar da Dona Benta não existir, o livro foi um referencial para muitas gerações. E ainda é! Não abro mão do meu de jeito nenhum!
Afinal, um livro que foi lançado em 1940, e que além das receitas trazia um manual da arte do bem viver e bem servir, um livro que está na sua 76 edição, merece crédito! Ele acompanhou as mudanças da sociedade, desde a década de 40, introduzindo receitas com novos eletrodomésticos, novas técnicas, mais sem nunca perder a sua originalidade e mantendo as receitas originais. No ano de seu lançamento ele chegou a vender mais de 20 mil livros. Em dois anos a publicação já havia sido esgotada. Desculpem, mas pra mim, ele sempre terá lugar importante, não me importa se a Dona Benta é ficção, gosto de pensar que não! E tá tudo certo!Os livros do século XIX, em grande medida traziam receitas copiladas de outros países e hoje são fonte preciosa de estudo e também na prática. 
Acho também que a pessoa não olhou com atenção seu livro, pois vem sim indicações de cozimento e temperaturas. Se você olhar em Dicas de Cozimento, vai constar tabelas com a temperaturas para forno elétrico como o tempo e a temperatura de diversos alimentos como bolo, batatas, massa para tortas e outras. A legenda do forno, para temperaturas, tempo aproximado de cocção de vários alimentos entre outros. Tem até dicas para utilizar o micro-ondas, dicas de congelamento, pesos e medidas e outras regras. Então, se você lê com atenção vai encontrar todo um suporte para as receitas que quer fazer.
Depois, de ler sobre a questão, me senti na obrigação de defender a "Dona Benta", sendo assim, que meu desafio no Daquilo que se come, este ano de 2014, será fazer as receitas, a principio todas do livro "Dona Benta: comer bem".  E relatar sobre as experiências e dificuldades. E no final, veremos...
Estarei diariamente informando vocês sobre os resultados obtidos e juntos vamos fazer muitas descobertas. 
Como já existe um marcador denominado "Dona Benta: Comer bem" no blog, ele trará as receitas feitas a partir de agora e vamos ver se conseguirei a meta!

Até o próximo prato!





Comentários

  1. Fiz o bolo Campineiro para o Ano Novo e deu super certo! Vou postar a receita no marcador. Podem conferir!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ GOSTEI DO SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO TENHO UM TB BEM NO COMEÇO AINDA, SE QUISER ME SIGA TB .
    http://obulecheio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Clara!
      Seja bem-vinda!
      Que bom que vc gostou. Fico muito feliz.
      Já vou passar pelo seu. E adorei o nome. Abs.

      Excluir
  3. AH ACABEI DE COMPRAR FAZ TEMPO QUE QUERIA !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...

Postagens mais visitadas