Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Farfalle com molho branco.

Olá, leitores!
Receitinha super prática, saborosa e é daquelas que "quebra aquele galho" como dizem. Pois, pode ser servida num almoço, feita rápida mais que tem um sabor muito bom. Minha filha de 2 anos adorou e meu esposo que não é muito fã de molho branco também aprovou. Então vamos à ela:

Farfalle com molho branco:

Ingredientes: 3 a 4 porções.
250g de massa tipo Farfalle n. 93.
1 cebola pequena picada.
1/2 cenoura ralada.
1 colher de sopa de manteiga.
1/2 litro de leite.
1 colher de sopa cheia de maizena.
1 colher de sobremesa rasa de sal.

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1. Cozinhe o macarrão conforme instruções do fabricante. Escorra e reserve.
2. Numa panela coloque a manteiga e quando estiver derretida acrescente a cebola e o sal.
3. Quando a cebola estiver transparente, acrescente a cenoura e dê uma refogada.
4. Acrescente o leite (com a maizena dissolvida para não empelotar).
4. Mexa até o molho começar a ter uma consistência mais firme.
5. Quando estiver firme. Desligue o forno e jogue o molho por cima do macarrão.

Dica: Eu não usei o queijo ralado e ficou muito bom! Agora pra ficar delicioso um bom queijo ralado, vai fazer diferença. Você também pode usar frango desfiado ou presunto com ervilhas no molho. Se fizer isso, acrescente junto com a cenoura. 

Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares