Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Tomates Recheados à Provençal.

Olá, leitores!
Essa receita de hoje, pode muito bem ser servida como entrada na ceia de Natal. Fica uma delícia, uma maravilha. É fácil de fazer e também prática. Vamos à ela:

Tomates Recheados à Provençal. 
In: Le Cordon Bleu; receitas caseiras; Guisados; KONEMANN; 2006.

Ingredientes:
4 tomates.
4 dentes de alho, finamente picados.
60 ml de azeite extra virgem.
1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco picado.
2 colheres de sopa de salsa fresca picada.
60 g de miolo de pão fresco, esfarelado. 

Modo de Fazer: Passo-a-passo:
1.Aqueça o forno a 190 graus.
2. Retire os caules dos tomates, corte  como se fosse uma tampa. Retire as sementes com uma colher de chá e tempere a polpa com um pouco de sal. Deixe repousar, durante 20 minutos, em papel absorvente, com a polpa virada para baixo.

3. Aqueça o azeite em lume brando até amornar. Retire do lume e adicione o alho, o tomilho, a salsa e o miolo de pão. Tempere com sal e pimenta preta e misture bem com uma colher de pau.


4. Recheie os tomates com o preparado de pão, dispondo-o de modo a formar uma pequena cúpula.
5. Coloques os tomates recheados num prato para gratinados e salpique um pouco de azeite. Leve ao forno, durante cerca de 5-10 minutos ou até o recheio ficar dourado. 



Até o próximo prato!


Comentários

As receitas populares