Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Arroz Branco.

Olá, leitores!
Receita do desafio "Dona Benta". O arroz branco, que praticamente, está em nossas mesas todos os dias e que faz acompanhamento para uma infinidade de prato. Dona Benta ensinando dos pratos mais elaborados aos mais cotidianos. Impossível não amar!
Vamos à ele:

Arroz Branco: p. 310 (cerca de 4 porções).
Ingredientes.


1 xícara de arroz branco. (na receita original são 2).
2 xícaras de água.
2 colheres de sopa de óleo.
1/2 cebola picada.
sal à gosto.
Na receita original pode-se colocar 1 folha de louro, mas é opcional.

Modo de Fazer: passo-a-passo:

  1. Lave bem o arroz em água corrente, esfregando-o entre as mãos. Escorra e reserve. Coloque a água para ferver sempre em dobro da quantidade de arroz que você for utilizar. 
  2. Pique finamente a cebola. Coloque óleo numa panela e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, junte a cebola. Mexa e deixe dourar levemente.
  3. Adicione o arroz e mexa bem. Misture e refogue por mais uns 2 a 3 minutos, despeje a água fervente e mexa bem. (se caso for colocar a folha de loura, coloque neste momento).
  4. Tempere com sal. Abaixe o fogo. Tampe a a panela e deixe cozinhar até a água secar totalmente.
  5. Vá provando para ver se o arroz está cozido, caso contrário, acrescente mais um pouco de água.
  6. Quando estiver cozido e a água secar no fundo da panela, apague o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Depois, com ajuda de um garfo solte bem o arroz e sirva. 
Dica: No meu arroz, precisei colocar mais 1/2 xícara de água.

Comentários

As receitas populares