Olá, leitores!
Inaugurando um novo cantinho aqui no blog: Receitas sem glúten e sem lactose. Por razões de saúde, estamos fazendo aqui em casa o máximo possível para comer comidinhas sem glúten, por minha causa...desde criança sofro com enxaquecas terríveis... isso mesmo terríveis... daquelas que você não deseja para ninguém. Agora, depois de adulta e de muito tentar sanar o problema, descobri que minha enxaqueca é de caráter alimentar e que se eu não quiser tomar remédios fortes, devo trabalhar com prevenção e, isso quer dizer evitar ao máximo os alimentos que são indicadores da dor e que me fazem mal, como chocolate, queijo amarelo, carne vermelha, algumas frutas ácidas e por aí vai. O glúten também é um alimento que pode desencadear a tal dor. Então, excluí-lo ou reduzi-lo já está trazendo benefícios para mim. Por isso, estou testando novas receitas que podem me ajudar nesta nova caminhada. Agora, cada caso é um caso, para quem tem enxaqueca o importante é procurar um especialista e ver o tratamento mais indicado.
Já a lactose está associada ao meu esposo, que tem a IL (intolerância a lactose). Por conta disso, também estou procurando ao máximo fazer pratos que ele possa consumir de maneira saudável.
Então, pensei que poderia compartilhar com vocês todas as receitas que venho testando e dar dicas, truques e outros toques. Assim, estou inaugurando novos marcadores no blog: Receitas Sem Glúten/Sem lactose. A primeira receita eu consegui no blog que muitos já conhecem é maravilhoso "Sem Glúten/Sem lactose.com" ; tem uma receita melhor que a outra. Fiz hoje a noite e está aprovadíssima. Quem quiser entrar no site clique aqui.
Vamos então a receita:
1 xícara de água.
4 ovos.
1/2 xícara óleo preferencialmente canola.
1 xícara de amido de milho ou maisena.
1 colher de sopa de fermento em pó.
1 colher de café de sal.
temperos diversos a gosto.
Modo de Fazer: Passo-a-passo:
- Bata tudo no liquidificador, depois coloque metade da massa em um refratário que vá ao forno de vidro untada com óleo e maisena.
- Coloque o recheio, eu coloquei fatias de peito de peru e rodelas de tomate. Coloque a outra metade da massa, de modo que cubra o recheio.
- Polvilhe orégano e alecrim, leve para assar em forno pré-aquecido por 45 minutos ou até dourar. Sirva.
Dicas: Essa massa é ótima, uma vez que você pode variar os recheios: frango com milho, legumes, hortaliças refogadas, carne moída. A massa fica líquida é assim mesmo, ela vai ficar durinha quando cozinhar.





Maravilhosa Sidi, vou testar!
ResponderExcluirMarília,
ResponderExcluirFaz mesmo, fica muito bom!
O legal desta torta é que pode ser feita com vários recheios, ou seja, é uma massa coringa.
Um abraço!
Olá Sidiana,
ResponderExcluirFiz essa torta, e a-do-rei. Foi um sucesso em casa!
Tenho intolerância ao glúten, lactose e frutose, então procuro receitas fáceis e rápidas de fazer. ;D
Obrigada por compartilhar essa receita.
Abraços,
Cyntia Nunes.
Olá, Cyntia!
ResponderExcluirBem-vinda ao Daquilo que se come. Essa torta é delícia,que bom que você gostou, fico feliz!
Obrigada pelo retorno! Beijos!