Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Las Violetas!

Olá, leitores!

                              Nostalgia Gastronômica de Hoje: Las Violetas!
Esse "pequeno" prato delicioso, que na verdade era, um dos tipos de sanduíches do cardápio, hum divino!
Las Violetas é uma parada obrigatória para quem vai a Buenos Aires, localizada na esquina das Avenidas Rivadavia e Medrano, no bairro de Almagro, em Buenos Aires. Foi inaugurado em 21 de setembro de 1884. Foi remodelada na década de 20, com vidrarias e portas em vidro curvo, vitrais franceses e pisos de mármores italianos. Consta que as Avós da Praça de Maio, reuniam-se lá, com a desculpa de comemoração de um aniversário, mas que na verdade, elas discutiam formas de recuperar seus netos desaparecidos pela Ditadura Militar. 
Essa preciosidade permaneceu muitos anos fechada, passando por uma reforma em 2001, reabrindo no mesmo ano com toda glória que lhe é peculiar!
Lá também é possível encontrar pequenos mimos saborosos para dar de regalo, como caixas delicadas com biscoitos, chocolates e o formidável dulce de leche argentino!

Até o próximo prato!

Comentários

As receitas populares