Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bolo de Macaxeira

Quem não ama um bolo? E quando este bolo tem gostinho de mês junino?  A receita de hoje é sobre o bolo de macaxeira, tão famoso no Norte de Brasil, que é tema de contos e e das conversas ao pé da porta nas tardes quentes do século XIX.  O bolo de Macaxeira, que inclusive virou tema de um conto do escritor Jacques Flores. Coo não lembrar do conto intitulado O Bolo de NATAL da Família Malagueta? Ora, aqui a cena principal era um bolo de macaxeira feito pelas personagens Tereza Malagueta, a Tete, e sua prima Felismina do Rosário, a Filóca, que haviam feito um bolo de macaxeira para o Natal da família e seu aborrecimento ao notarem que o bolo "estava com gosto de querosene".¹ Pior ficaram quando notaram que a culpa de tudo era de Pulchéria que "lixara a forma de bolo e, para melhor ficar a limpeza, untou-a de querosene, esuqecendo-se porém, de tirar o inflamável líquido com uma forte lavagem de sabão".² As primas então, resolveram convidar as "inimigas"para …

Monteiro Lopes.

Olá, Leitores!

Ontem, teve aqui em casa, fornada quentinha de Monteiro Lopes saindo...Amo! Pra mim estas gostosuras tem sabor de aniversário de criança em Abaeté nos idos dos anos 90...Desse jeitinho metade branco e metade chocolate. Em quase toda festa de criança tinha este doce, que é um encanto.
Eu sei que vendem um pelas docerias de Belém que é muito gostoso todo de chocolate por fora com massa branca por dentro, mais eu amo desse jeito duas cores! Pois, eu aprendi a comer desta forma e ele me remete as minhas memórias. Então vou compartilhar com vocês uma receita muito saborosa, a qual, minha tia Leila fazia pra criançada. Foi a provada pela minha filha! Aqui vai:


Ingredientes:
400g. Manteiga com sal.
500g de trigo sem fermento.
100g de açúcar.
60g de chocolate ou cacau em pó. (eu usei chocolate 80% cacau).
100 ml de água.
Açúcar para finalizar.

Modo de fazer: Passo-a-passo:
1. Separe os ingredientes e acenda o forno a 180 graus. Unte duas bandejas grandes com manteiga e reserve.
2. Numa vasilha grande, misture a manteiga com o trigo e mexa bem. Quando estiver bem incorporado, amasse com as mãos até a massa ficar homogênea e lisa.

3. Com as mãos modele os Monteiro Lopes e vá colocando na bandeja. Coloque um pouco de massa com a mão e dê uma enrolada. Coloque no forno por cerca de 40 a 45 minutos, até ficarem levemente dourados.

4. Numa panela, coloque o açúcar, chocolate e a água e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Como na foto acima. Vai ficar uma calda grossa. Deixe esfriar.
5. Quando os biscoitos estiverem frios, coloque a metade na calda e deixe uns segundos, passe pelo açúcar e é só servir.
Muitíssimo bom!


Dicas: Para que eles fiquem crocantes coloque num pote bem fechado, assim eles ficam sempre deliciosos.








Comentários

As receitas populares