Qual era a "mesa posta" oferecida para os moradores da cidade de Belém em outros Natais para além dos doces? Em 24 de dezembro de 1926, no Bar Pilsen, para "commemorar o grandioso dia da Christandade (...) preparou (...) o seguinte irresistível menú: Sopa de puré de condé, bacalhau à portugueza, Bacalhau à Lisboeta, empadinhas de camarão, casquinhos de caranguejo ao molho verde, mayonaise de pescada. Camorim recheado à franceza, bolinho de camarão, Sardinhas à Pompadour. Polvo à portugueza, Gallinha ao molho de manteiga, franguinho de cabidella. Leitão recheado c/ovos, Paulista ao molho hollandez. Sobremesa: creme de abacate, bolo inglez, castanhas nozes, figos, passas e amêndoas". (1) Voltando um pouquinho no tempo, no natal de 1897, os preparativos para as comemorações do Hotel Chat Noir, da seguinte forma: "(...) "tradicionais castanhas cosidas e assadas; o bom bacalhau e o picante polvo à portuguesa - tudo regado pelo estimulante Vinho Verde. (...) Natal! Natal! Natal! Ao Chat Noir". (2) Já no resraurante Quatro Cantos, em 24 de dezembro de 1893,(3) o menu constava de: (...) bacalhao à lisboeta; bolos de bacalhau; Pescada à Portugueza frita e de escabeche, camarões frescos, casquinhos de caranguejo; ostras e mariscos; gorda paca de tucupy; marrecas frescas; peru recheado, borrachinhos à cabidella; costellas de leitão; perna de carneiro de forno com batatas; franguinhos assados de forno; gallinha com molho pardo; repolho à portugueza. (...) rabanadas, castanhas cosidas, assadas e outras sobre-mesas próprias do grande dia de Natal.(4) Por meio destes cardápios percebemos que a variedade dos pratos que mesclavam a oferta de pratos portugueses como Polvo à Portugueza, bacalhau à Portugueza, castanhas etc. Pratos oriundos em alguma medida de uma tradição gastronômica ibérica, em particular portuguesa.E prato mais regionais como "gorda paca no tucupy e os casquinhos de caranguejo". (5)Tais ofertas nos permitem pensar a circularidade da cozinha.
.
.
.
Desejo à todos que me acompanham e que fazem parte do @daquiloquesecome, Boas Festas e um ano repleto de muita saúde e histórias da Alimentação. Uma mesa posta muito saborosa neste dia 24 de dezembro. Muito obrigada!
.
.
.
.
.
Referências.
(1) Folha do Norte, 24 de dezembro de 1926.
(2) O Pará, 22 de dezembro de 1897, p. 3.
(3) Correio Paraense, 24 de dezembro de 1893, p. 2. (4) Correio Paraense, 24 de dezembro de 1893, p. 2.
(5) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. A Cozinha Mestiça uma história da Alimentação em Belém fins do século XIX. Programa de Pós graduação em História social da Amazônia. UFPA. 2016.
📌 Para saber mais: Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900). São Paulo: Editora Alameda, 2014.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...