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Vinho, romã, figo e pão...a virada do Ano Novo.

A passagem do Ano Novo é repleta de simbologias e "rituais" em nossa sociedade, pular as setes ondas, não usar determinadas cores na passagem do ano e comer determinados alimentos pra atrair boas vibrações no ano que se inicia. Essas associações do alimento que trazem boas vibrações e/ou sorte/felicidade são bem antigas, os romanos já faziam usos da Romã, do figo e do vinho como alimento/bebida que traziam felicidade e sorte. Como nos aponta Dupont "não apenas os romanos, como todos os outros povos, "comem o simbólico", mas também, em sua relação com os alimentos, privilegiam sua dimensão simbólica". (1) No quadro do pintor espanhol Luis Egidio Meléndez, Bodegón: pan, granadas, higos y objetos, vemos quatro dos alimentos que ganham importância simbólica na ceia e festividades do Ano Novo. O vinho assim como o champanhe não podem faltar nas comemorações de fim de ano, ambos são produzidos pelas uvas, que historicamente, estão associadas a sorte, felicidade e a celebração da vida. Também temos um belo prato de figo disposto na mesa, o figo fruta tida como aquela que atrai saúde, paz e harmonia. Segundo registros o figo e a uva faziam parte das comemorações romanas e gregas. A figueira, árvore que produz a fruta já aparecia na Bíblia como símbolo de paz e harmonia. (2) Aparece ainda na pintura a romã, fruta que simbolicamente representa fartura e fertilidade. Sempre relacionada a abundância. "No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. (...) Coma a fruta, guardando sete sementes na carteira. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco". (3) Assim, o simbólico do alimento que se escolhe comer em deteminados momentos está dentro do que Montanari nos diz: "A alimentação e a mesa são, em geral, espaços privilegiados em que se manifestam as particularidades culturais". (4). As escolhas nesta época do ano são reflexo destas "particularidades culturais" de cada sociedade. 
E o Pão? Ao pão será destinado outro texto. 
To be continued...
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Referências. 
🎨 MELÉNDEZ, Luis Egidio. Bodegón: pan, granadas, higos y objetos. Óleo sobre lienzo, 1770. https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/bodegon-pan-granadas-higos-y-objetos/dab7769d-e01b-4d97-a720-4cae34b8398d 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. (1) Florence Dupont. Gramática da Alimentação e das refeições romanas. In: História da Alimentação. Jean- Louis Flandrin e Massimo Montanari; trad de Luciano Vieira Machado, Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. P. 201. 
(2) (3) Sul21. Alimentos na Ceia de Ano Novo – tradição, simbologias, simpatias, sortilégios. 
Publicado em 28.12.2016 às 13:31 In: https://www.clickpb.com.br/culinaria/alimentos-na-ceia-de-ano-novo-tradicao-simbologias-simpatias-sortilegios-215303.html
(4) Massimo Montanari. Modelos alimentares e identidades culturais. In: História da Alimentação. Jean- Louis Flandrin e Massimo Montanari; trad de Luciano Vieira Machado, Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 312. 






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