Uma das tradições mais antigas da época da Natividade e do dia de reis é o Bolo Rei. O Bolo Rei, tem uma tradição forte em Portugal na quadra natalina e festa de reis. E foi por essa influência que ele "chegou" no Pará. Mas, você sabe qual é a origem do Bolo Rei?
Originalmente, este bolo remonta aos festejos romanos de Saturnália, na Antiguidade, quando para eleger o "rei da festa" colocava-se uma fava seca numa torta redonda e quem achava a fava em seu pedaço, tornava-se o rei da festa. A Igreja Católica converte a prática em hábito cristão da época das festividades de Natal e dia de reis. E como o costume de fazer o Bolo chega em Portugal e em Belém no século XIX e XX?
A receita de um bolo redondo com frutas secas, passas e/ou castanhas com uma fava ou mimo dentro ganha popularidade na corte de Luís XIV, quando era elaborado para as festas de Ano Novo e do dia de reis. Naquela época além da fava também acrescentavam um brinde em porcelana. A regra era a mesma, quem achava a fava/mimo tornava-se Rei ou Rainha da festa.(1) Inclusive, o bolo tinha tanta importância que uma das telas mais famosas do pintor Jean Baptista Greuze intitulada "Le Gâteau des Rois", datado de 1774 faz alusão ao Bolo Rei e seu consumo, na França do século XVIII. E o bolo Rei em Portugal? Em Portugal, o costume do Bolo Rei chega como uma influência da cozinha francesa, no século XIX, popularizando de tal forma que por vezes se pensa que o bolo Rei é uma criação portuguesa. Inclusive, hoje ele compõem as receitas da cozinha tradicionalmente portuguesa. (2)
Uma das primeiras casas a vender este bolo foi a Confeitaria Nacional, por volta de 1869/70, de propriedade de Baltazar Rodrigues Castanheiro Junior, foi lá que seu chef confeiteiro Gregoire (um francês) passou a elaborar a receita e a oferecer o bolo na época das festas de fim de ano. Aos poucos, o bolo Rei passa a ser elaborado em outras confeitarias espalhadas pela cidade. A exemplo, da Patisserie Bernárd, localizada na rua Garrett, cuja "especialidade em "Bolo Rei". Em Portugal, quem acha a fava terá que fazer o bolo no ano seguinte.
Quem quiser fazer a receita da região de Estremadura, corre nos destaques denominado Bolo Rei que tem o passo-a-passo. Passem por lá. Fica delicioso.
.
.
.
Referências.
📸 Les Saturnales, Antoine Callet, 1783.
📸 Le gâteau des rois, Jean Baptiste Greuze, 1774. 📸 Diário Ilustrado, 1904, Biblioteca Nacional de Portugal.
(1)LE GÂTEAU DES ROIS, Date de publication : février 2015, Auteur : Stéphane BLOND, Université d'Evry-Val d'Essonne. In: https://histoire-image.org/fr/etudes/gateau-rois
📌«Sítio da Câmara Municipal de Lisboa: Bolo-Rei». webcache.googleusercontent.com. Consultado em 10 de dezembro de 2020.
(2) Modesto, Maria de Lourdes. Cozinha Tradicional portuguesa. 24°ed. Verbo, Babel, Lisboa. 2015.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...