E hoje, sexta-feira pede uma receita histórica, não é verdade!? Então, vamos com uma receita de Batatas á Poloneza, da Revista Belém Nova. Segundo Figueiredo e Junior a revista Belém Nova "foi um espaço exemplar que uniu estes setores intelectuais. Em sintonia com o movimento modernista brasileiro, esta revista teve circulação quinzenal entre 15 de setembro de 1923 e 15 de abril de 1929 (...)". Seu conteúdo girava em torno de "poesias, ensaios literários, contos, novelas, crônicas, reportagens locais, anúncios comerciais e colunas sociais(...)". (1) A Revista estava em sintonia com sua época, os anos de 20, onde as Revistas traziam colunas com receitas destinadas as "mulheres, donas de casa" e que cozinhavam para a família, em especial, para o marido, tal realidade justifica o nome da coluna da Revista Belém Nova, intitulada "Pra agradar os maridos" , ou seja, eram receitas destinadas as mulheres "com a intenção de agradar aos maridos ". Observem que a imagem diz muito dessa realidade: a mãe que cozinha e que tem os filhos felizes observando o seu fazer". Em agosto de 1927, trazia "Os petiscos da semana", com receitas da "Cosinha Francesa". A coluna começava com a receita de domingo-
"Batatas á poloneza- Cosinhar batatas com casca. Enxugal-as, descascal-as em fatias regulares, pol-as numa frigideira com manteiga. Temperar com sal e pimenta. Aquecel-as sem as deixar tomar côr. Preparal-as em prato, cobrindo-as com um molho de creme ou molho branco; cobrir o fundo do prato com alcaparras".(2)
Eu que não sou boba nem nada e que adoro uma boa receita, ai da mas quando tem como ingrediente a batata, fiquei com vontade de testar a receita, pra agradar o meu próprio paladar!
.
.
.
Referência.
(1) Aldrin Moura de Figueiredo; Heraldo Márcio Galvão Júnior. No Front: aproximações entre Belém Nova e Revista de Antropofagia por meio de manifestos na década de 1920. Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 166-195, jan-jul. 2019. p. 176. (2) Revista Belém Nova,v.4, n.73. agosto de 1927.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...