E o Pão? Qual a relação com o Ano Novo? Neste caso os pães bentos consumidos na passagem do ano ganham importância nas casas. O pão desde a Antiguidade tem um significado simbólico imenso. É considerado sagrado aos cristãos. Como nos diz Souto maior não se pode " atirar o Pão fora, deixá-lo cair propositadamente, não o erguer, benzendo-se com ele, símbolo da vida e guarda so espírito de Deus na hóstia. Quando ele cai da mão, inadvertidamente, alguém da família está passando necessidade (...)".(1) O pão em diversas culturas é considerado um alimento da vida, que deve ser respeitado. Muitos contos antigos tem como figura central o pão. A Bíblia nos mostra como o pão ganha importância simbólica. "O milagre dos peixes e pães", "A ultima Ceia" são momentos em que o pão é associado a vida e a fartura. Como nos ponta o historiador Jacob, Cristo "ao proferir a oração do pai-nosso, havia pedido ao Pai "o pão nosso de cada dia", e naturalmente também porque na última ceia havia dito, pegando o pão: "Tomai e comei! Este é meu corpo!". (2). Tão importante era essa relação que na missa a cena do "Tomai e comei" era reproduzida cotidianamente. Essa associação ao longo do tempo fez do pão um alimento considerado sagrado. O pão já foi utiizado como parte do soldo como nos aponta Souto Maior "Em 1513, um alvará de 13 de março, estabelecendo os vencimentos anuais de cada vereador da Câmara de Lisboa, concedia, além dos vinte mil réis em dinheiro, dez miolos de pão meiado".(3)
E no Ano novo? Os pães que restavam do Natal e Ano Novo eram associados a fartura e a boa saúde. "Os antigos germânicos tinham o costume de usar migalhas que sobravam do "pão de Natal e Ano Novo" como remédios das 'doenças frenéticas ". E ainda, "O pão de Santo Antônio que se benze no dia do Santo (17 de janeiro) é uma reminiscência dos pães de Natal e Ano Novo".(4).
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E você tem o hábito de guardar no pote de farinha o Pão de Santo Antônio? Ou da virada do Ano?
Referências.
📸 🎨 MELÉNDEZ, Luis Egidio. Bodegón com cantarilla, pan y cesta con objetos. Óleo sobre lienzo, 1760. https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/bodegon-pan-granadas-higos-y-objetos/dab7769d-e01b-4d97-a720-4cae34b8398d 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.(1) Souto Maior, Mário. Alimentação e Folclore. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2004. p. 228.
(2)Jacob,Heinrich. Seis mil anos de Pão. Trad: José M. Justo. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.p. 229. (3) (4)Souto Maior, Mário. Alimentação e Folclore. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2004. p. 232; 234.
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