Assahí ou Açaí: a bebida, o mingau e o alimento. De acordo com Ligia Simonian a palavra “açaí” é um termo de origem tupi
yasa’y(i) que significa “palmeira de água”.(1) Em minha tese eu analiso o consumo diverso do açaí pelas gentes amazônicas. (2)Segundo a historiadora Leila Mourão, no seu estudo de história ecológica sobre esta planta, a mesma “tornou-se conhecida como palmeira amazônica, de cujo fruto se prepara um suco, designado atualmente pelos que
dele fazem uso como “vinho de açaí”. Conforme Mourão, o consumo do açaí ocorria
entre os “Aruans, Anajazes, Mocohons, Mapuazes, Aruãs, tanto quanto entre os Tupynambás, todos moradores do estuário amazônico”. (3)E com menor intensidade
entre os Mundurucu, Maués, Caripunas, Timbiras, Guajás e Galibis do Amapá.(4) Ainda de acordo com Leila Mourão as primeiras aparições do consumo de açaí foram nos relatos de padres missionários franceses, no Maranhão, onde se fez descrição dos diversos usos da palmeira e a fabricação da bebida açaí. “D’Abbeville (1614) constata a presença de grandes extensões de palmeiras (babaçu e yassara-açaí) no Estado do Maranhão e faz referencias à bebida feita dos coquinhos, muito apreciada pelos indígenas e colonos”.(5) O Padre João Daniel, no trabalho intitulado Tesouro descoberto no Rio Amazonas, datado do século XVIII, nos informa que: “De algumas outras bebidas mais deliciosas, como vinho de açaí, de itacaba, de cacau, como os mais usados dos índios mansos, e dos brancos, diversos mais adiante”.(6) Igualmente o viajante Alexandre Rodrigues Ferreira confirma a importância do uso do açaí, em fins do século XVIII, quando enfatizara que: "Dos frutos se extrai o vinho de uassahy, de notável consumo. (7) O Assahí de consumo ancestral é um dos alimentos Paraense de maior identidade regional. Uma boa tigela de açaí com peixe frito ou moqueado é sempre lugar de conforto da alma. E você, como gosta de tomar o teu açaí?
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Referências.
📸 Cozinha Típica regional do Pará. Acervo dos trabalhos de Campo.
In:biblioteca.ibge.gov.br 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.
(1) SIMONIAN, Ligia T. L. Açaí, ah! Em Belém do Pará tem! Natureza, cultura e sustentabilidade. Belém: Editora do NAEA; MAÇAÍ; PROEX-UFPA, 2014, p. 105.
(2) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. A Cozinha Mestiça uma história da Alimentação em Belém fins do século XIX. Programa de Pós graduação em História social da Amazônia. UFPA. 2016. p. 197.
(3) (4) (5)MOURÃO, Leila. Do Açaí ao palmito: uma história ecológica das permanências, tensões e rupturas no estuário amazônico. Belém: Ed. Açaí, 2011, p. 186, 187, 192, 194.
(6) DANIEL, Padre João. Tesouro descoberto no Rio Amazonas. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1976, p. 205.
(7) 755 FERREIRA, A. R. Viagem Filosófica pela Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Memórias: zoologia e botânica. Brasília: Conselho Federal de Cultura, 1972, p. 237.
yasa’y(i) que significa “palmeira de água”.(1) Em minha tese eu analiso o consumo diverso do açaí pelas gentes amazônicas. (2)Segundo a historiadora Leila Mourão, no seu estudo de história ecológica sobre esta planta, a mesma “tornou-se conhecida como palmeira amazônica, de cujo fruto se prepara um suco, designado atualmente pelos que
dele fazem uso como “vinho de açaí”. Conforme Mourão, o consumo do açaí ocorria
entre os “Aruans, Anajazes, Mocohons, Mapuazes, Aruãs, tanto quanto entre os Tupynambás, todos moradores do estuário amazônico”. (3)E com menor intensidade
entre os Mundurucu, Maués, Caripunas, Timbiras, Guajás e Galibis do Amapá.(4) Ainda de acordo com Leila Mourão as primeiras aparições do consumo de açaí foram nos relatos de padres missionários franceses, no Maranhão, onde se fez descrição dos diversos usos da palmeira e a fabricação da bebida açaí. “D’Abbeville (1614) constata a presença de grandes extensões de palmeiras (babaçu e yassara-açaí) no Estado do Maranhão e faz referencias à bebida feita dos coquinhos, muito apreciada pelos indígenas e colonos”.(5) O Padre João Daniel, no trabalho intitulado Tesouro descoberto no Rio Amazonas, datado do século XVIII, nos informa que: “De algumas outras bebidas mais deliciosas, como vinho de açaí, de itacaba, de cacau, como os mais usados dos índios mansos, e dos brancos, diversos mais adiante”.(6) Igualmente o viajante Alexandre Rodrigues Ferreira confirma a importância do uso do açaí, em fins do século XVIII, quando enfatizara que: "Dos frutos se extrai o vinho de uassahy, de notável consumo. (7) O Assahí de consumo ancestral é um dos alimentos Paraense de maior identidade regional. Uma boa tigela de açaí com peixe frito ou moqueado é sempre lugar de conforto da alma. E você, como gosta de tomar o teu açaí?
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Referências.
📸 Cozinha Típica regional do Pará. Acervo dos trabalhos de Campo.
In:biblioteca.ibge.gov.br 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.
(1) SIMONIAN, Ligia T. L. Açaí, ah! Em Belém do Pará tem! Natureza, cultura e sustentabilidade. Belém: Editora do NAEA; MAÇAÍ; PROEX-UFPA, 2014, p. 105.
(2) MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. A Cozinha Mestiça uma história da Alimentação em Belém fins do século XIX. Programa de Pós graduação em História social da Amazônia. UFPA. 2016. p. 197.
(3) (4) (5)MOURÃO, Leila. Do Açaí ao palmito: uma história ecológica das permanências, tensões e rupturas no estuário amazônico. Belém: Ed. Açaí, 2011, p. 186, 187, 192, 194.
(6) DANIEL, Padre João. Tesouro descoberto no Rio Amazonas. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1976, p. 205.
(7) 755 FERREIRA, A. R. Viagem Filosófica pela Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Memórias: zoologia e botânica. Brasília: Conselho Federal de Cultura, 1972, p. 237.
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