A História do Central Hotel e Café tem na linha do tempo três momentos distintos: quando era o Restaurante Coelho, após a Reforma e passou a se chamar Central Hotel, em 1912, no Largo de Sant'Anna e por fim, na 15 de Agosto, hoje Presidente Vargas cuja inauguração do prédio novo ocorreu em 1939.(1) Como nos informam Dulcilia Nunes e Larissa Santos " (...) o Restaurante Coelho passou por uma grande reforma ampliando as suas atividades para o setor hoteleiro, preservando o restaurante no pavimento térreo juntamente com a recepção, cozinha e áreas afins (...). Foi reinaugurado em 12 de outubro de 1912 com novo nome - Central Hotel- em meio a uma grande solidariedade com a presença do Governador, Intendente Municipal, Chefe de Polícia e imprensa em Geral". (2) Em 25 de junho de 1947, quando ainda funcionava no Largo de Sant'Anna, o Central Café, se anunciava como "o mais moderno Bar da Capital - confortável terraço" e "ponto principal das famílias " oferecia "Deliciosos sorvetes-crêmes, inegualáveis carapinhadas, Croquétes, Empadas, Pastéis, Doces finos, Bom-bons, Biscoitos, Pêras, Macãs, Uvas, etc". (3) Em 1917, um anúncio do jornal Folha do Norte, de Belém do Pará, informava que no Central Hotel, no Largo de Sant’Anna, mantinha-se um serviço especial para banquetes (4)com “COZINHA À PORTUGEZA”.(5) Aliás, podemos observar que que os banquetes e recepções era uma das principais atividades do Café Central. Em 16 de janeiro de 1951, a direção do Circo Hispano Americano, após a estréia "recepcionou a imprensa local, oferecendo-lhe um coquitél no Central Hotel". (6) O Central Hotel que atravessou o século XIX, permancendo em funcionamento até finais dos anos 90, do século XX, fez parte da História da cidade de Belém e do mundo seu dinâmico e importante mundo da Alimentação.
.
.
.
Para aqueles que gostam da temática sobre os hotéis, indico muito o livro de Dulcilia Nunes e Larissa Santos intitulado "A memória da hotelaria de Belém e o grande Hotel:1850-1950". O livro é um verdadeiro presente para Belém. #Belém405anos
.
.
.
Referências.
📸 Ilustração- Capa e interior do cardápio do Central Hotel. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. (1) (2) Nunes, Dulcilia Maneschy Corrêa A. A memória da hotelaria de Belém e o grande Hotel:1850-1950/ Dulcilia Maneschy Corrêa A. Nunes, Larissa Corrêa Acatauassu N. Santos. Belém: ABIH-PA, 2016. p. 88.
(3) O Liberal, quarta-feira, 25 de junho de 1947.
(4) Folha do Norte, 5 de maio de 1917, p. 5.
(5) O Liberal. Sexta-feira, 16 de fevereiro de 1951. In: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
📌MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de. A Cozinha Mestiça uma história da Alimentação em Belém fins do século XIX. Programa de Pós graduação em História social da Amazônia. UFPA. 2016.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...