Os cadernos de receitas são coleções afetivas e nos falam muito de suas autoras e sua época. D. Leonor Fonseca chegou até mim pela sua bisneta, a Bárbara, que na época do doutorado me apresentou a sua avó, através dos seus livros de receitas e caderno de receitas de doces. Pude folhear e tirar fotos dos livros e caderno de sua avó. Quando comecei a reproduzir as receitas de D.Leonor eu queria muito apresenta-lá a vocês pelo olhar de quem havia convivido com ela, pedi a Bárbara se seria possível um pequeno relato sobre a avó e recebi esse lindo texto contando um pouco mais sobre quem era D. Leonor, narrado por sua filha-neta Eugênia Fonseca: "Leonor Pereira da Fonseca, nasceu em Santarém/ PA, era filha de Saturnino Pereira e Prudência Pereira, tinha dois irmãos Theodolina e Rosemiro Pereira. Aos 4 anos de idade ficou órfã de pai e mãe e seu tutor a trouxe para Belém aonde foi internada no Orfanato Antônio Lemos, saindo de lá aos dezoito anos para casar com Norberto Fonseca com quem teve cinco filhos: Maria Luzia, Ana Maria, Carlos Norberto, Maria de Lourdes e Margarida Maria. Enquanto interna estudou e aprendeu também a costurar, bordar e a arte culinária que se tornou seu hobby, fazia receitas deliciosas que até hoje ficaram na memória afetiva de seus familiares e amigos, por exemplo: bolo de baba de moça, bolo cubano, cabeça de nego, pudim de abóbora, e também seus deliciosos licores de genipapo, cupuaçu, bacuri (...) que se tornaram tão famosos na época que eram encomendados por alguns políticos e amigos tanto de Belém quanto do Rio de Janeiro. Criou seus cadernos de receita e também colecionava receitas, fazendo recortes e colagens de revistas da época Cruzeiro, Manchete(...)Fazia carne de sol, sarapatel e maniçoba como ninguém, comprava café em grão torrava e moía no pilão, com a castanha de caju torrava e fazia uma paçoca deliciosa. Durante o tempo de interna era chamada por duas colegas de Lulu, e é como ficou sendo chamada pela família e amigos! Assim D. Lulu virou estrela e deixou seu legado!!"(1) Eu apresento a vocês D. Lulu, cujas memórias também foram construídas pelos sabores e aromas das suas receitas.
.
.
.
OBRIGADA Bárbara e Eugênia Fonseca.❤
.
.
.
Referências.
"Bolo de Areia". Cadernos de receitas de D. Leonor Fonseca. 1954. (1) Texto de autoria de Eugênia Fonseca. 🙌🏽 Meus agradecimentos à Bárbara Fonseca e família por compartilhar memórias e afeto.
.
.
.
OBRIGADA Bárbara e Eugênia Fonseca.❤
.
.
.
Referências.
"Bolo de Areia". Cadernos de receitas de D. Leonor Fonseca. 1954. (1) Texto de autoria de Eugênia Fonseca. 🙌🏽 Meus agradecimentos à Bárbara Fonseca e família por compartilhar memórias e afeto.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...