Sabe aquele costume de tomar café com leite condensado e que quando criança os nossos pais e avós sempre faziam a criançada tomar? Você sabia que esse costume existe desde fins do século XIX? E parte importante do público alvo ao consumo eram as crianças, como falei no texto anterior e pessoas que estivessem "convalescentes que tem estômago delicado"(1) Ou seja as pessoas com estômago sensível. Pois bem, o leite condensado era anunciado como "verdadeiro leite puro de vaccas suissas, tendo conservado seu aroma e todas as qualidades nutritivas". E que, por isso era muito utilizado nos hospitais também. Na propaganda, os dizeres "Café com leite moça... é bem melhor"(2) era também anunciado as vantagensdo uso do leite que era "leite de vaca puro, completo e açucarado, é econômico(..)". Em outro anúncio, desta vez com circulação em Belém,em 9 de janeiro de 1910, o anúncio dizia que "Prevenção o melhor leite e o universalmente prpcurado de preferenciaé o marca Moça (leiteira) fabricado pela Nestlé and Anglo Swiss Condensad Milk C". Encontra-se á venda em todas as mercearias".(3) Nesse sentido, segundo nos aponta Amorim "o Leite Moça efetivou-se, na primeira metade do século XX, com uma imagem de marca positiva no mercado, passando a fazer parte do universo doméstico de uma parcela da população. Em termos de venda, o crescimento é contínuo: em 1923 são comercializadas 845 toneladas do produto". (4) Agora, o leite condensado era parte dos hábitos alimentares domésticos nas casas brasileiras.
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Referências.
📸 (2) Dalmir Reis Jr.Propagandas Históricas1949.In.https:www.propagandashistoricas.com.br/2013/09/leite-moca-complemento-ao-leite-materno.html?m=1.
📸 Jornal Folha do Norte. 9 de janeiro de 1910.
(1) Diário de Notícias. Em 3 de janeiro de 1891. p. 4, col 2. (2) Macêdo, Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900). São Paulo: Editora Alameda, 2014. p. 187. (3) Folha do Norte. Domingo, 9 de janeiro de 1910. (4)Amorim, Suely Teresinha Schmidt Passos de. Alimentação infantil e a Indústria do Marketing da Indústria de Alimentos no Brasil (1960-1988). In: História:Questões & Debates, Curitiba, n.42, p. 130, 2005. Editora UFPR.
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Referências.
📸 (2) Dalmir Reis Jr.Propagandas Históricas1949.In.https:www.propagandashistoricas.com.br/2013/09/leite-moca-complemento-ao-leite-materno.html?m=1.
📸 Jornal Folha do Norte. 9 de janeiro de 1910.
(1) Diário de Notícias. Em 3 de janeiro de 1891. p. 4, col 2. (2) Macêdo, Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900). São Paulo: Editora Alameda, 2014. p. 187. (3) Folha do Norte. Domingo, 9 de janeiro de 1910. (4)Amorim, Suely Teresinha Schmidt Passos de. Alimentação infantil e a Indústria do Marketing da Indústria de Alimentos no Brasil (1960-1988). In: História:Questões & Debates, Curitiba, n.42, p. 130, 2005. Editora UFPR.
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