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Uma Gastronomia Bíblica.

Você já havia parado pra pensar no termo Gastronomia Bíblica? Achei tão propositivo pensar em uma Gastronomia Bíblica quando li o termo em À Mesa com História de Manuel Guimarães. Ainda sobre os textos do pão no seu uso religioso... Eu sempre pensei nas muitas passagens bíblicas que envolvem práticas alimentares e o alimento em si e como tais passagens são permeadas de símbolos e ritos. O milagre das Bodas de Canaã, onde Jesus teria feito seu primeiro milagre transformando vinho em água, o milagre da multiplicação dos pães e peixes e a última ceia são exemplos da presença de alimentos como um ponto central. Em muitas passagens vemos a presença do Pão. Guimarães nos diz que:" Dos livros históricos da Sagrada Escritura, o Levítico é no Antigo Testamento, oficialmente destinado à organização do culto entre os Hebreus, embora, em boa verdade, tão vetusto texto se possa assumir como um autêntico e profundo manual de gastronomia, capaz de orientar a alimentação de um povo que passou na História(1)". Nesse sentido, "se podia oferecer no Senhor coisas cozidas no forno. Para esse efeito, faziam-se bolos de flor-de-farinha, sem fermento, amassada no azeite, ou então, fabricavam-se bolachas sem fermento, untadas com o prestigiado óleo. A oblação podia mesmo ser representada ma sertã, sendo, neste caso, de flor-de-farinha sem fermento, amassada com azeite, a qual, depois se frita, era finalmente lançada às chamas para seu odor suavíssimo despertasse o Senhor, obrigando-o a olhar o piedoso ofertante". (2) Em Génesis temos ainda uma outra história sobre "pão e amor", como análisa Guimarães, "desta vez da triste viuvinha Ruth que ia apanhar as espigas de trigo deixadas pelos outros, para fazer o pão destinado a Noemi, sua sogra. Tão grande ternura no fabrico do pão, testemunho da bondade de Ruth, levou à paixão o rico e poderoso Booz, que casou com a triste e zelosa viuvinha, de onde nasceu Obet. De Obet nasceu, Jessé e de Jessé nasceu David, antepassado de Maria, Mãe de Jesus que viu a luz em Belém ou Betlem que significa casa do pão". (3) Na pintura de Johannes Vermeer, de 1655, temos Cristo na Casa de Marta e Maria nela é possível visualizar no centro da mesa um bonito e apetitoso pão.
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Referências.
🎨Johannes Vermeer, Cristo na casa de Marta e Maria, 1655. Galeria Nacional da Escócia. 🔖Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso Educacional.
(1) Manuel Guimarães. À Mesa com História. Prefácio de Carlos Consiglieri. Editora Colares: Sintra, Portugal, 2001, p. 26.
(2) Guimarães, op. cit., p. 27.
(3) Guimarães, op. cit., p. 29.


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