Aproveitando que hoje é dia da Terra não poderia deixar de falar sobre um dos alimentos mais simbólicos do Brasil, cuja relação também é mítica e simbólica:a mandioca. Você sabia que grupos indígenas tinham/tem uma relação mítica com a mandioca Manihot? Inclusive, Martius chegou a classificar a mandioca entre "as plantas míticas". (1) Segundo Monteiro, "Desde o cultivo até a maceração e daí praticamente à consumação da fécula ou da manipuêra, está a mandioca ligada a uma série de fórmulas mágicas ou medicinais" E ainda, "Poderíamos referir uma porção de impedimentos, de tabus consagrados, de situações delicadas decorrentes da utilização da planta, do seu aproveitamento ordinário, da sua frequência na vida (...) como alimento ou Medicina mágica ". (2) Essa relação dos alimentos com uma influência simbólica na vida das sociedades indígenas que permeava desde o cultivo do alimento é muito comum e acontece em outros países também, lembremos aqui da relação dos Incas com a Yuca, por exemplo. Nesse sentido, "Desde a lenda explicativa do seu aparecimento está ela (mandioca) consagrada a representar na sociedade indígena o papel de planta reconhecidamente dotada de atributos divinos, tão necessários à subsistência de certos e determinados princípios morais, instituições religiosas, código de normas". (3)
"Na Amazônia não se planta a mandioca sem certas formalidades (...)". (4) E aqui personagens míticos como ARU, "o sapo controlador das chuvas e da boa colheita, a fim de que êle vá buscar a Mãe Mandioca", eram presenças constantes no imaginário social dos povos. Da mesma forma, que "se oferecem as primeiras raízes ao santo a que se faz uma promessa para obtenção de boa colheita, seja êle qualquer (...) embora a oferta seja apenas simbólica ". (5) Assim, a ligação entre a mandioca, a terra e os povos indígenas era muito além do alimento em si. Do alimento "material" para o corpo.
.
.
.
E você conhece outros alimentos cujo uso está relacionado a aspectos simbólicos? Qual?
.
.
.
Referências.
🎨 FR. ANDRÉ THEVET. Singularidades da França Antarctica, a que outros chamam de America. Prefacio, tradução e notas do PROF. ESTEVÃO PINTO. l944. COMPANHIA EDITORA NACIONAL. São Paulo - Rio de Janeiro - Recife - Baía - Porto Alegre. P.159/160. Brasiliana. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. (1) Martius, apud MONTEIRO, Mário Ypiranga. Alimentos preparados à base de mandioca. In: Revista Brasileira de Folclore. Ano III, n. 5. Janeiro/Abril 1963. Ministério da Educação e Cultura. Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. p. 44. (2) Monteiro, op. cit., p.45.
(3) (4) Monteiro, op. cit., p. 45.
(5) MONTEIRO, op. cit.,p. 47.
#diadaterra #earthday
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...