As populações indígenas tinham preferências pelos mingaus, inclusive a palavra mingaó, vem de etimologia Tupi e eram consumidos em épocas festivas, quando Bates passava pelos arredores de Tefé, no Amazonas, nos idos dos anos de 1850, ele nos conta que "algumas velhas estavam em baixo dos telheiros, cozinhando mingaus de banana em grandes panelas de barro". (1) O mingau seria servido durante uma festa indigena. Além do mingau de banana, um outro mingau muito consumido era o de tapioca. Hercules Florence, nos idos de 1828, no Pará, nos diz que "O mingau de tapioca, de que fazem muito uso no Pará, é uma papa sobremaneira agradável, preparada com farinha dessa qualidade, ocos, açúcar, canela, etc".(2)No Pará, o mingau é um prato que, segundo Miranda, consiste em “papas temperadas com sal ou açúcar, feitas de farinha-d’água, farinha seca, tapioca, curera, banana, pacova, arroz, etc”. (3) A farinha de tapioca, herança alimentar se grupos indígenas, tem um processo de fabricação muito próprio. Segundo Monteiro, "Farinha de tapioca (conduto). O processo de fabricação é idêntico ao da farinha branca, porém a mandioca é lavada várias vêzes e deixada granular propositadamente no iapuna pouco aquecido. Obtém-se uma farinha de "caroços " grandes, brancos, que é utilizada para doces". (4) Na belíssima fotografia temos a preparação da farinha de tapioca, em Maracanã, no Pará.
.
.
.
Eu adoro mingau de farinha de tapioca.
E você já provou a farinha de tapioca?
E o mingau? Não esquece de me contar...
.
.
.
Referências.
📸ID: 8876. Autor: Dias, Catharina Vergolino, Mazzola, Rubens Moreno; Valverde, Orlando,
Título: Preparação da tapioca e tipiti em Maracanã (PA), Local: [Belém], Ano: [195-]
Série: Acervo dos trabalhos geográficos de campo. "A cidade está localizada na Mesorregião do Nordeste do Pará", Mandioca; Maracanã (PA); Pará, Entidades: IBGE
https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=48876
🔖 Qualquer óbice em relação a imagem ppr favor nos avisar.
(1) BATES, Henry Walter. Um naturalista no Rio Amazonas. Tradução Regina Regis Junqueira. São Paulo: Livraria Itatiaia Editora, 1979. p. 197. (2) HERCULES FLORENCE, Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas. São Paulo, EDUSP/Belo Horizonte, Itatiaia, 1976. p. 289.
(3) MIRANDA, Vicente Chermont de Glossário Paraense. Belém: Universidade Federal do Pará, 1968. p. 55. (4) MONTEIRO, Mário Ypiranga. Alimentos preparados à base de mandioca. In: Revista Brasileira de Folclore. Ano III, n. 5. Janeiro/Abril 1963. Ministério da Educação e Cultura. Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro.
p. 60.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...