O Carnaval em Belém acontecia com bailes, muita música, confetes, fantasias e serpentinas espalhados pela cidade. O Belem-Club, localizado na Travessa Ruy Barbosa, n°105, em 1927, anunciava "Grande baile carnavalesco cheio de surpresas" E ainda, "Este club realiza, hoje, o seu terceiro "balmasqué". Profusa orçamentação receberam os seus salões. O seu JAZZ-BAND augmentado, convenientemente, executará um longo programma, composto de musicas novas e proprias para quadra. Lança perfumes, confettis e serpentinas á disposição". (1) Em 14 de fevereiro de 1931, cerca de 21 anos depois, lá estava o Bar Paraense anunciando a realização de seu Carnaval. “CARNAVAL! CARNAVAL! CARNAVAL! É SÓ NO OLHO”. E, ainda, “No Bar Paraense, durante a quadra carnavalesca! ALEGRIA! - ESPECTACULOS PURAMENTE FAMILIARES -VERVE!”.(2)A realização de espetáculos em bares parecia comum em Belém. Em pleno carnaval, nos idos de 1931, o Souza Bar parecia se destacar com sua programação, apresentando o teatro de revista intitulado: “No reino da Alegria-Emporio do Riso- Onde vive o carnaval”. A propaganda, certamente visando atrair foliões, sem falsa modéstia informava que a “opinião pública”, que circulava pelos “cafés” da cidade, igualmente afirmava que a “hilariante revista Depois não chora” era o “único divertimento aproveitável do carnaval” daquele ano. Desse modo, concluía o anunciante: “Não ir ao SOUSA BAR é lesar o bom gosto”, até porque, além das atrações artísticas, se “tinha ainda Menu extraordinário com “SCHOPP GELADINHO –Doces e guaraná”.(3)
.
.
.
Você sabia que o Carnaval já era comemorado pelos Babilônios? E que na sua origem está sempre atrelada as inversões sociais? Que podiam ser inversões na hierarquia, no "papel" entre mulheres e homens e na forma como a sociedade se organizava...Então, os babilônios faziam as festas de Carnaval, que eram chamadas de Saceias, nestas festas no período de cinco dias, os prisioneiros se vestiam como o rei e vice-versa. Carnaval era o período de completa inversão da sociedade e de seus "valores".
.
.
.
Quer saber mais? Acompanha nossos stories de hoje.
.
.
.
Referências.
📸 Pèrez Rubio, Antônio. Carnaval de Madrid (Impresión). Óleo sobre tela. 1887. In: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso educacional.
(1) Folha do Norte, 5 de fevereiro de 1927.
(2)Folha do Norte, 17 de janeiro de 1910, p. 2.
(3)Folha do Norte, 7 de fevereiro de 1931, p. 4.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...