Que os cardápios, anúncios e ofertas de alimentos em Belém fossem escrito em Francês era um hábito comum, naquela que seria a "Paris dos Trópicos ", mas, você sabia que a "moda" dos anúncios e cardápios escritos em inglês também foi uma realidade na cidade de Belém? As influências nas práticas alimentares também se faziam pelo “caráter da moda” ou que era chique e elegante em servir, uma vez que a cultura alimentar se apresenta como moda.(1) Assim, a cultura alimentar dos outros lugares chegava como uma espécie de adoção ao que era moderno e estava em voga. A cidade de Belém não fugia a essa realidade, a partir da década de 30, do século XX, uma cultura alimentar como moda baseado no “o american way of life”, não apenas o cardápio aparece em inglês, mas acima de tudo os pratos eram baseados na cultura alimentar americana com sandwuiches, drinks e cocktails. A grafia inclusive era parte importante dessa linguagem da moda. Um exemplo, é o Alvear que em 19 de agosto de 1932, se anunciava como “ponto preferido pela nossa elite”(2)encontramos o seguinte anúncio “Welcome visit the “Alvear” bar coffee house and music hall (the Best in the city), Ice-cream, cold beer, fruit Juices, soft drinks, all kinds of drinks. Sandwiches, cakes, etc. A place for every one”(3). Na propaganda seguinte tem-se novamente a grafia em inglês, inclusive o nome do bar aparecia com “The “Alvear”: “Saturday- 3- September- Big surprise- Welcome- Visit the “Alvear” Cofee-House anda music hall (The Best in the city) Popular songs anda dance of Radio Stage by Peter Brother, arrived from U. S. of America, Last week”.(4) Além, da dança de Peter Brother, vindo diretamente dos EUA na semana passada". Além da oferta dos clássicos sanduíches neste momento despontam como um prato da moda de origem americana. Passados alguns anos, em dezembro de 1941, a Revista A semana, n.1159, trazia anúncio do Café-Bar e Sorveteria, Confeitaria Alvear que além de ter "Jazz Diariamente, aperitivos em geral, schopp geladissimo e os melhores sorvetes". Ainda se intitulava "O Centro da Elite Paraense",(5) desta vez em português (a imagem), o que teria mudado então?Será se a moda da cultura americana havia diminuido? Ou se mantinha nos cinenas e na consumo da Coca-Cola?
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Referências.
(1)MONTANARI, Massimo. O Mundo na cozinha: história, identidade, trocas. São Paulo: Estação Liberdade: Senac, 2009.p. 32.
(2) 1197 Folha do Norte, 1 de setembro de 1932, p. 05.(3)Folha do Norte, 19 de agosto de 1932, p. 04. (4)Folha do Norte, 2 de setembro de 1932, P. 05. (5) Revista A Semana, dezembro de 1941.
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Referências.
(1)MONTANARI, Massimo. O Mundo na cozinha: história, identidade, trocas. São Paulo: Estação Liberdade: Senac, 2009.p. 32.
(2) 1197 Folha do Norte, 1 de setembro de 1932, p. 05.(3)Folha do Norte, 19 de agosto de 1932, p. 04. (4)Folha do Norte, 2 de setembro de 1932, P. 05. (5) Revista A Semana, dezembro de 1941.
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