O filme conta a história de Mama Joe, sua família e como ela mantém a família unida por 40 anos em torno do jantar de domingo, com comidas soul food. Mama Joe fica doente e precisa ser hospitalizada o que leva ao "fim" dos jantares e o afloramento das tensões familiares, levando ao afastamento das três filhas de Mama Joe. A situação leva o neto Ahmad elabora um esquema para unir a familia novamente e tal união perpassa as relações com o mundo da alimentação e suas práticas. Uma dos pontos de análise bem legal deste filme é a presença da comida Soul Food, essa cozinha de culinária étnica de origem afro-americana do sul dos Estados Unidos. O título do filme inclusive, "Alimento da alma" é parte do termo originado nos anos de 1960 junto ao movimento Black Power . A comida que lembra a família, aconchego e lar, assim como a comida de Mama Joe. Os restaurantes de comida soul, em grande medida eram propriedades de negros onde as pessoas iam para socializar e através da comida estar entre o seu povo e sua cultura, tal como Mama Joe fazia nos jantares na sua casa, em torno de uma mesa com comida soul food e seus familiares. Peter Fry, ao analisar a feijoada nos colocava que: “(...) em Nova York, decidi oferecer a meus amigos um prato brasileiro típico. Com muita dificuldade consegui encontrar feijão-preto, costeletas de porco defumadas, couve e demais pertences e assim pude preparar uma feijoada, que servi com a devida pompa. Foi aí que um de meus amigos (...) do Alabama, depois de ter cuidadosamente olhado e cheirado a travessa, destruiu todo o suspense observando que se tratava simplesmente da comida à qual estava acostumado desde criança. O que é, no Brasil, um prato nacional é, nos Estados Unidos, soul food” (1) No soul food, a comida está associada ao alimento que alimenta a alma, são ingredientes comuns: feijões diversos como feijão-frade, peixes fritos, as várias partes do porco, inclusive os miúdos, conservas e o joelho, papas de milho, torresmos, bacon, pimentas,diversas hortaliças entre outras. Eu sempre acho que um tour gastronômico imperdível nos Estados Unidos, abarcaria a cozinha sulista, tal como a mesa de Mama Joe. E você?
.
.
.
É um filme encantador!
.
.
.
Referências.
📽 Soul Food. Data de lançamento: 26 de setembro de 1997 (EUA). Diretor: George Tillman, Jr.Canção original: A Song for Mama
Roteiro: George Tillman, Jr. Produção: Tracey Edmonds, Robert Teitel. 🔖 Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar.
(1) FRY, Peter. “Feijoada e “Soul Food”: notas sobre a manipulação de símbolos étnicos e nacionais”. In: Para Inglês Ver – identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. p. 47.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, participe, você também faz o blog...